Miss L

ESTAR DE LUTO || NÃO USAR VERMELHO

Olá Nossos Devanienses ( E Quem Não Desistiu Do Vermelho )!

 

Imagem relacionada

Eu pensei bastante antes de escrever este post. Visto que sou apologista que a minha profissão de Blogger serve para entreter, informar e por essa linha. Talvez uma espécie de máscara. Como em todos os trabalhos, não é mesmo? Ninguém iria gostar de ser atendido por uma pessoa com cara de poucos amigos. É um facto. E o facto de estar por trás do computador a escrever, ajuda imenso. Reparem que eu não coloquei a palavra “apenas”. Acho uma palavra um pouco vazia. Pode escapar? Pode escapar.

O que quero dizer com isto é que fazem uma simbologia muito grande à volta do preto e do vermelho. Há uns anos atrás, morreu uma pessoa bastante, mas mesmo bastante especial para mim. E eu estive muito tempo sem usar vermelho. Só perante a simbologia, mesmo. Pensava que só deveria usar essa cor quando acabasse de fazer o meu luto. Depois voltei a usar vermelho aos poucos. A minha Irmã até dizia que eu não gostava de vermelho. E posso dizer-vos: não mudou rigorosamente nada!

Continuei a sentir falta. Continuou tudo igual. A dor que eu sentia antes de voltar a usar era a mesma que tinha quando voltei a usar. Ela estava lá e eu sabia disso. Só. E pensei: Afinal, o que importa usar preto, azul, vermelho, branco ou cor-de-rosa? Algumas são cores, outra é mistura de todas às cores (preto) e a outra é a ausência de cor (branco). Pode influenciar o estado de espirito? Pode alterar o estado de espirito. É só nós deixarmos.

 

Resultado de imagem para Chorar

 

O vermelho é muito crucificado duma certa forma. Mas ele não faz diferença nenhuma. “Ah, usa vermelho é porque já ultrapassou.”. “Ah, está toda de preto, está de luto.”. “Ah, está a vestir vermelho quando ele morreu tão recentemente. Que desrespeito. Depois vai chorar e dizer que o adorava e que tem saudades dele. Que falsa!”. São muitos rótulos nesta vida. O vermelho acaba por ser uma fachada, por causa desse rótulo. Há um pouco de preconceito. Um preconceito muito grande.

Passou um mês e a pessoa está usar vermelho? Não quer dizer que não exista dor. Passou uma semana e a pessoa está usar vermelho? Não quer dizer que não exista dor. Passou um dia e a pessoa está usar vermelho? Não quer dizer que não exista dor.

E se for a cor favorita da pessoa que morreu? A cor pode simbolizar uma homenagem. A dor vai estar lá se estiver de estar lá. Quer a pessoa esteja toda de preto ou toda de branco ou mesmo toda de vermelho. Ponto final, parágrafo.

“Ah, mas é um desrespeito pelo morto.”. Sabe o que é um desrespeito pelo morto? É cuspir na campa ou mesmo no corpo dele arrefecido. Isso é que é desrespeito. Não é uma cor. “Mas simboliza sangue.”. Simboliza o que a pessoa quiser. E se aquela roupa vermelha foi oferecida pelo morto num momento especial para os dois? Também é desrespeito? Pelo morto quando estava vivo, claro. Eu vejo filmes de terror e amo de paixão, mas vamos com calma.

 

Resultado de imagem para Chorar

 

Cada coisa no seu lugar. Se a pessoa tem a sua dor, não vai deixar de a ter só porque veste vermelho. Não existe isso. Não é uma cor milagrosa. “Ah, vou vestir esta roupa vermelha e vou-me sentir melhor e amenizar esta dor horrível.”. Não existe isso! Nunca existiu. É só um pensamento quadradinho.

Obrigada!

Beijinhos

2 thoughts on “ESTAR DE LUTO || NÃO USAR VERMELHO

  1. Apesar do tema, adorei este post. Cada pessoa faz o luto à sua maneira e não há corretos nem errados, ao contrário do que a sociedade gosta ou quer acreditar.

    Há que seguir o que a nossa intuição disser e fazer o que nos fizer sentir melhor. Só isso importa.

    Um beijinho*

Deixar uma resposta