Teorias ou Manias

UM POUCO DE EDUCAÇÃO || POR GENTILEZA

Olá Nossos Devanienses ( E Quem Tem Educação )!

 

Resultado de imagem para Respeito

 

Para começar, há pessoas que não sabem distinguir “Educação” de “Formação”. A Educação vem de casa. A Formação vem da Escola. Esperamos que a partir de agora seja claro. Os Professores têm de Formar o aluno ( se ele quiser) e não educar.

Quantas vezes segurou a porta para alguém passar e essa pessoa nem um agradecimento deu? Para ela, é a sua obrigação segurar a porta para ela passar. Normalíssimo. Dá vontade, de espetar a porta na cara, pode ser que fique agradecido. Depois iríamos ter problemas com a Polícia e teríamos de pagar a assistência médica. Resultado: Iria continuar a rir-se de si. Ser mal-educado, infelizmente, não é crime (Nem escrever mal, acto que ofende a Língua Portuguesa).

Há pessoas que não têm no seu vocabulário “Obrigada” (Ou “Obrigado” se for homem ), “por favor”, “desculpa”. E só dizem contrariados e nem assim. A Sociedade está cada vez pior. Cada vez mais mal-educada. Infelizmente, é esta a verdade. Escusam de dizer que é falta de sapatadas quando eram novos. Isso nunca foi bom para quem recebe. Nunca foi bom receber um estimulo negativo. Há pessoas que levaram essas mesmas sapatadas e são super mal-educadas e resolvem tudo com violência. E há quem nunca tenha levado uma e até razoavelmente educado.

 

Imagem relacionada

 

E nos transportes públicos é uma má educação que não se aguenta. Principalmente no Metro do Porto. Entram no metro e perdem a noção de espaço pessoal. E ainda se acham com razão. Depois há pessoas que preferem ir na parte de fora do metro ( Estamos a ser irónicas). As coisas são simples: Não conhece a pessoa ao lado, não se encosta. É simples, não é? Digam lá em coro que é simples. Lindos meninos! São mesmo os melhores! A próxima imagem esperemos que seja muito útil para quem adora está colado a desconhecidos:

 

Resultado de imagem para Espaço pessoal

 

Infelizmente, só aprende quem quer. Esperamos que o Metro do Porto, um dia, seja como o de Lisboa. Esperamos, sinceramente. Sem muita esperança, claro.

E nas lojas também o caos da má educação. Chegam à loja um minuto antes de fechar e saem meia hora após o fecho sem levar nada. Ainda fazem aquele ar de gozo como quem diz “É a sua obrigação”. E se a funcionária diz alguma coisa, ficam super ofendidos e algumas até fazem queixa da funcionária e só ficam contentes se ela for despedida. Porque elas querem por o pão na mesa, mas os outros não podem.

“Se não me quer atender, vá-se embora. Há muita gente que quer trabalhar.”. Como fizesse parte do trabalho “Aturar a má educação dos clientes e estar horas extras sem receber só porque o cliente se lembrou de entrar cinco minutos antes do fecho.”. Deve estar no contracto. Não, o cliente não tem sempre razão. O cliente não tem o direito de brincar com o trabalho do funcionário e pensar que é rei e senhor. “Sou eu que pago o seu ordenado, não sou obrigado a ser bem educado.”. Sim, é obrigado a ser bem educado e não, não paga o ordenado.

 

Resultado de imagem para cliente mal educado

 

Deveria ser mais caro para quem é mal educado. Ninguém tem de levar com a sua má educação! 

É por isso mesmo que detesto dar informações na rua. Por vezes são perguntas que estão a resposta à vista. Incomodam e nem um “Bom dia”, nem “Obrigada”. É a sua obrigação dar a informação. Detesto coisas unilaterais. Se a pessoa está a ler é quando vêm incomodar. Na cabeça deles, ler faz mal e é perda de tempo.

Já me aconteceu estar na Estação de Comboios e virem ter comigo quando eu estava a ler para perguntar se aquele era o lado do comboio que ia para São Bento. Nem um cumprimentos, nem por favor. Adivinhem só. A resposta estava na placa a frente. Saturante. Aquele gostinho de incomodar. E era uma pessoa que sabia ler. Eu digo logo “Não sou de cá.”. Até na minha terra, o Porto. Até quando me perguntam as horas a resposta é a mesma. Sei lá se é um assalto. Pior, é pedirem informação e ainda tocarem no ombro ou no braço. Sinto-me mesmo incomodada. E por vezes perde-se o transporte com esta brincadeira. O metro não espera por um minuto. Irritante.

 

Resultado de imagem para cliente mal educado

 

Beijinhos

 

 

2 thoughts on “UM POUCO DE EDUCAÇÃO || POR GENTILEZA

Deixar uma resposta